quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sorria, hoje é o Dia Nacional do Chorinho.


No dia 23/04, comemora-se o Dia Nacional do Chorinho, o mais brasileiro de todos os ritmos que tem no Mestre Pixinguinha o seu maio ícone. Acompanhe esse vídeo que mostra todo o talento e devoção com que esse gênio da música brasileira executava suas canções.
A indicação do dia 23 de abril deve-se ao fato de ser a data de nascimento do mais ilustre representante do chorinho brasileiro o nosso Pixinguinha, que estaria completantado em 2009, 102 anos de nascimento, sendo esta portanto uma forma de comemorarmos com chave de ouro o aniversário do grande mestre.
Alfredo da Rocha Vianna, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente, nasceu no dia 23/4/1897, Rio de Janeiro, RJ, e morreu no dia 17/2/1973 na mesma cidade.
Há uma controvérsia em torno de seu verdadeiro nome. Na certidão de batismo, consta apenas o nome de Alfredo. Já na certidão de nascimento, consta o mesmo nome de seu pai, Alfredo da Rocha Vianna. De acordo com o livro Filho de Ogum Bexiguento, "alguns documentos particulares (recibos, carteirinhas de clube, jornais) registram-no como Alfredo da Rocha Vianna Filho. Já a certidão de óbito, além de diversos jornais, falam de Alfredo da Rocha Vianna Júnior." Mas ao que parece, Pixinguinha não se importava muito com isso. Uma outra controvérsia se deu por volta de seu septuagésimo aniversário, quando seu amigo Jacob do Bandolim lhe contou que obtivera na Igreja de Santana a certidão de batismo do compositor, que indicava a data correta de seu nascimento: 23 de abril de 1897, ou seja, um ano antes da data que Pixinguinha pensava ter nascido: 23 de abril de 1898. Quando este soube do fato, pediu a Jacob que não comentasse com ninguém, porque seria frustrante para muita gente saber que todas aquelas comemorações (das quais participaram célebres políticos e alguns dos maiores nomes da MPB) não tinham razão de ser, uma vez que o 70º aniversário ocorrera um ano antes. Pixinguinha detestava confusão".

"Vida Eterna ao chorinho: Poesia cantada em verde e amarelo "

6 comentários:

  1. o chorinho é uma das maiores dádivas da nossa música... desde jacob do bandolim até os dias atuais com yamandu costa... poucas pessoas não tem acesso... infelizmente o lixo cultural é o que prevalece na nossa cidade...

    nomes como Dilermando Reis que foi um dos grandes mestres do Chorinho interpretado tambem pelo grande violonista Raphael Rabello tem que ser lembrado como verdadeiros ícones da nossa música!!!

    e viva chorinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu falei que esse Blog era pura cultura!E não estava enganada... rs É cultura e muita informação.
    Não fazia a mínima idéia de que hoje (23/04) se comemorava o dia do Chorinho. Adorei saber mais sobre o 'mais brasileiro de todos os ritmos' e poder conhecer um pouco a história do Mestre Pixinguinha. A Música Popular Brasileira continua viva. E como foi dito no texto " Viva o chorinho".

    Parabéns pela iniciativa! Que muitas outras datas sejam lembradas aqui!

    ResponderExcluir
  3. Certa vez, perto da minha casa, estava tendo uma apresentação de uns choristas (acho que assim que chama quem toca) perto da minha casa. Fui assistir o "show" e fiquei facinada. Por um certo tempo me senti em outra época! Fui comentar com um dos membros da banda que havia amado o chorinho. Ele disse que não gosta quando chamam de "chorinho". Não tive nem tempo de perguntar porque, mas ele me corrigiu, disse que chama-se de choro. Mas, pra mim, continua sendo o lindo e mágico chorinho! Um abraço, Amanda (Sou da sua sala).

    ResponderExcluir
  4. Rapazes, de todos os blogs que leio vocês foram os únicos a lembrar. Salve!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, que alegria, ser alimentada de cultura... Um verdadeiro prazer!!!
    Adorei Adriano, essa homenagem a Pixinguinha, com seu clássico "Carinhoso"...
    Muito bem lembrado....
    Tô adorando seu blog....
    Bjãooooooo

    ResponderExcluir

Pão Contexto. Consuma cultura e digerirás o mundo