sexta-feira, 17 de abril de 2009

Primeiro os primórdios

Esse foi um dos primeiros textos que escrevi e, acredite, isso faz tempo. Vasculhando a gaveta encontrei uma lauda amarelada, talvez por vergonha de ter-se escondido por tanto tempo. A qualidade não é lá grandes coisas, logo, sejam complacentes com as linhas e não descarrilem a idéia. Antes, porém, deixem eu contextualizá-lo.
Vivemos num país onde temos um escândalo por dia, faltam dias pra tantos escândalos, é um atrás do outro ou na frente, sei lá... Já perdi o senso de direção e por pouco os sentidos. CPI virou parte do nosso vocabulário: Mais uma daquelas palavras que não servem pra nada. Não dá tempo nem de absorver o golpe e lá vem outro e outros... Nossa sociedade está mergulhada num intenso estado de catatonia. Ninguém vê ou ouve nada, nem mesmo aquilo o que se fala. Parece que virou moda ser resignado e aceitar de forma pacífica ou passiva tudo que aí está - tendência “ou trono/inferno” - que ser submisso é ser elegante e ficar calado é ter etiqueta. O inaceitável virou quebra-queixo: Duro, mas docinho de engolir. No Brasil quem tem boca vai a Roma, mas dá uma preguiça danada reclamar na rua do lado... E, assim, vamos subindo ladeira abaixo.
Deixemos a TV pensar por nós, assim temos mais tempo de ver TV. É assim que a TV quer te ver: Com o controle,ou a falta dele, nas mãos a escolher por qual cano quer entrar...Cano 1, 7, 11? Damos à televisão o melhor lugar da sala e permitimos que ela faça de Tiradentes um herói, de Evo Morales uma ameaça, de Lampião um desordeiro, da renúncia de Collor um impeachment e de Obama um pop star... “É sério, pô, eu ví na tv!”.
É preciso que se saiba ver as coisas por todos os ângulos, uma pirâmide vista do alto é um perfeito quadrado. O mundo é leitura. “Leia” o que se é dito e fique atento à pontuação, ao ponto de vista. Ligue a TV e assista tudo com muita atenção. Assista a canais distintos, confronte informações e mídias diferentes, mas não esqueça de, antes do ON, acender um vela à Santa Protetora dos telespectadores.
Ah, sim...O tal texto antigo, tava quase esquecendo...

MANIFESTO
Levantai-vos povo brasileiro,
Pois é chegada a hora do levante.
Nesse país onde a miséria não dá trégua,
Sejamos ponto. Sejamos Virgulino.
Nessa pátria onde não se faz luz,
Não nos acanhemos. Sejamos Lampião, ou tal como.
Não nos deixeis manipular ou esmorecer.
A justiça se faz cega porque o horizonte é negro.
Não sejamos covardes. Sejamos conselheiro.
O poder da revolta é o galope da revolução.
A vergonha é a catapulta da mudança.
Não tenhamos a cara pintada.
Estejamos limpos: mãos, corpo, alma e coração.
Não sejamos cabisbaixos. Falemos alto. Nos façamos ouvir.
Se sabemos que tudo está errado.
Por que esperar que outros venham mudar.
Onde estão os brasileiros?
Por onde se escondem, se escondem em que lugar.
Eu só acredito e tenho certeza de uma coisa:
Levantai-vos povo brasileiro.
É chegada a hora do levante!!!

15 comentários:

  1. O texto poderia ter mil anos e ainda assim, seria muito atual. É um tema presente, que não dá trégua! Por isso.. como você mesmo diz... "Levantai-vos povo brasileiro.
    É chegada a hora do levante!!"
    Sempre foi hora! Basta que cada um de nós acredite no poder de mudança! O comodismo fecha olhos e ouvidos. Mas não há mais tempo para ele, já nos acomodamos demais! Avante! É hora de transformação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bia, seu comentário foi mais preciso que todo o texto...Rs. Valeu pelo apoio, querida. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É meu caro amigo Adriano .
    Para mim, as coisas andam mudando..
    e pra pior...sempre houveram as 'corrupçoes' e 'manipulaçoes', mas hj em dia temos um agravante..nossa juventude mantêm-se mais estática do q de costume, não so em 'ir a Roma',mas cada vez mais nossos 'controles' quase não têm funcionalidade.
    Pior ainda do q falar em corrupçao dos nossos governates,é falar das nossas corrupçoes! Muito facil fechar a mão e apontar, mas q tal olhar pros dedos fechados das nossas mãos?!

    ResponderExcluir
  6. Luh, muito obrigado por seu comentário. Passe sempre por aqui, sempre haverá algo novo.

    ResponderExcluir
  7. Levante e lute para não perder o que conquistamos com muita dificuldade e que para perder é na maior facilidade.
    "Quem tem boca vai a Roma, o fogão daqui de casa tem quatro bocas e não sabe sair da cozinha."

    ResponderExcluir
  8. Rsrs...Também, Lord Bisca, você comprou um fogão Dako...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Dizem que essa marca é boa, só que não quero nem saber, mas não tenho raiva de quem sabe/gosta sei lá..rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. sucesso meu caro!!! nesse brasil-corrupção, como diria ana e seu jorge, onde o jeitinho brasileiro e a lei de gerson imperam, o povo só faz levar na cabeça.... é a hora da virada mesmo, hora de mudanças, hora de agir...

    ResponderExcluir
  11. Massa o texto, eu diria brilhante, não melhor, inoxidável.podemos sim mudar o mundo, sim porque não atitudes simpre nos fazer melhor e acreditem, a honestidade contagia, tenhas certeza que ao receber um troco a mais e devolve´lo fará esta pessoa pensar duas vezes antes de aceitar uma nota de 10 por engando...A honestidade contagia...Vmaos passar esse virus a frente.
    Grande Abraço Adriano.

    Ps: Não sei se aceita pedidos mas gostaria que incluisse no seu blog akele texto do sertão.Particulamente adoro, vou add o bloco aos favoritos pois sou teu fã.Abraço por tras hhihi.

    ResponderExcluir
  12. Correção falei bloco ao inves de blog...falha nossa...

    ResponderExcluir
  13. aqui a TV fica em "power off" tenho medo da mídia

    ResponderExcluir
  14. eu já pensei muito em medidas trágicas, to atualmente passando por uma fase mais zen, mais tranquila, acho que o poder da palavra é maior que tudo... vide gandhy...

    mas confesso que nesses tempos atuais algumas medidas drásticas pra uma possível revolução eu não posso descartar... essa nossa geração principalmente aqui no Brasil anda muito no mundo da lua e preso em promessas...

    me desculpem se vou ser um pouco radical... mas acho que tudo so vai mudar mesmo quando tudo explodir pra depois ser renovado

    ResponderExcluir
  15. Amigo amei ... tema extremamente atual apesar de ter ficado anos na gaveta. Precisamos acordar para tudo que está acontecendo no mundo, afinal fazemos parte dele.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir

Pão Contexto. Consuma cultura e digerirás o mundo